Se para algumas pessoas escolher o tipo de comida que deve “casar” adequadamente com uma bebida já é uma tarefa difícil, poucos eventos seriam mais árduos do que perceber ainda qual estilo musical ou banda completa de forma adequada a ocasião. O Drinkify chegou para (tentar) resolver esse impasse.

O Drinkify foi criado em uma reunião de desenvolvedores no Hackday, sediado em Boston e promovido pela The Echo Nest; empresa de TI voltada ao segmento musical. Sua ferramenta é bastante simples: basta o usuário digitar no campo de entrada de dados o nome de algum artista ou banda, e o Drinkify sugere o que cai bem no seu momento, etilicamente falando.

Mesmo sendo uma aplicação com engenharia bastante pragmática e simples, seus criadores, Matthew Ogle, Hannah Donovan e Lindsay Eyink, acreditam que são modalidades de gosto amplamente comum e uso facilitado que fazem com que, não somente sites, mas qualquer outro gênero de produtos da tecnologia da informação ganhe espaço e longevidade nesse competitivo mercado.

Apesar de a interface site-usuário ser bastante objetiva, sua implementação possui interessantes conexões. O maquinário por trás do Drinkify consiste em uso da API do The Echo Nest (Application Programming Interface; ou Interface de Programação de Aplicativos), com o qual o site relaciona o artista digitado com a lista de termos, gênero musical e detalhes sobre o estilo de música (se é, majoritariamente, acelerada, mais calma etc). Há ainda a API do site Last.fm, que fornece informações sobre os álbuns do artista, correção nominal, músicas populares e, claro, uma API própria do Drinkify.

O resultado é um site divertido, mesmo ainda dando algumas sugestões equivocadas, já que foi recém desenvolvido e tem muito a melhorar. Ainda assim, o Drinkify registrou mais de cinco milhões de pageviews em apenas três dias. Saúde e sucesso aos desenvolvedores!


Fonte TechCrunch

0 comentários:

Postar um comentário


Copyright © 2012 Put the Glasses Todos os Direitos Reservados. Powered by Blogger.